Pix por aproximação começa a funcionar no Brasil 

O Pix por aproximação começa a funcionar nesta sexta-feira (28), permitindo pagamentos apenas ao encostar o celular na maquininha. A funcionalidade será opcional para bancos e carteiras digitais, com um limite inicial de R$ 500 por transação. Outras formas de pagamento via Pix continuarão disponíveis.
26 de fevereiro, 2025
Foto: Adobe Stock

O Banco Central anunciou que, a partir desta sexta-feira (28), o Pix por aproximação estará disponível para consumidores. Assim como já acontece com cartões de crédito e débito, a funcionalidade permitirá realizar pagamentos apenas encostando o celular na maquininha. Para isso, será necessário vincular a conta bancária a uma carteira digital compatível, como Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay. 

A nova modalidade será liberada inicialmente para usuários de dispositivos Android vinculados a instituições participantes do Open Finance. O limite padrão para transações será de R$ 500, podendo ser ajustado conforme a preferência do usuário. No entanto, a adesão será facultativa para bancos, carteiras digitais e provedores de maquininhas, tornando necessário verificar a disponibilidade do serviço diretamente com a instituição financeira. 

Mesmo com essa inovação, outras formas de pagamento via Pix, como QR Code e chave Pix, continuarão ativas. A implementação do Pix por aproximação já vinha sendo testada desde outubro de 2023, em fase piloto, em algumas maquininhas da Cielo, com estabelecimentos selecionados em Brasília e São Paulo. Agora, a funcionalidade chega ao público geral, trazendo mais praticidade para as transações financeiras.