Metaverso no setor gaming deverá crescer 51,5% e atingir 31,6 mil milhões de dólares

As previsões apontam para um aumento sem precedentes do mercado de jogos metaverso, impulsionado pela adoção da realidade virtual, da realidade aumentada e do blockchain.
18 de março, 2025

O mercado de jogos metaverso continua a expandir-se graças às experiências imersivas e sociais oferecidas pelas suas plataformas virtuais. Com um número crescente de utilizadores e um investimento sustentado em tecnologias avançadas, prevê-se que o setor mais do que duplique de valor a curto prazo, estabelecendo marcos de crescimento anual sem precedentes.

De acordo com a Betideas.com, o mercado de jogos metaverso valerá 31,6 mil milhões de dólares até 2025, um aumento de 51,5% em relação ao ano anterior. Este aumento ultrapassa a taxa de crescimento dos últimos anos, refletindo o interesse dos jogadores em experiências cada vez mais realistas e personalizadas.

Este valor é significativamente mais elevado do que em 2023 e 2024, quando foram registados ganhos de 39,1% e 46,6%, respetivamenteA análise indica que o setor crescerá 33% mais rapidamente em 2025 do que há dois anos, passando de 14,2 mil milhões de dólares em 2023 para 31,6 mil milhões de dólares no novo horizonte.

As previsões indicam que a realidade virtual (RV), a realidade aumentada (RA) e as integrações de blockchain estão a desempenhar um papel fundamental no esbatimento da fronteira entre o entretenimento digital e a vida quotidiana. Este contexto atrai um grande número de investidores e utilizadores interessados em explorar ambientes virtuais que facilitam a participação em jogos, atividades sociais e até transações económicas dentro do próprio metaverso.

Depois de um pico de crescimento de 52,4% em 2026, prevê-se que a taxa anual de expansão seja moderada, embora se mantenha em níveis de dois dígitos, aproximando-se dos 23,5% a partir de então. Com esta fase de desenvolvimento prolongada, o valor global do metaverso dos jogos poderá ultrapassar os 168 mil milhões de dólares até ao final da década.

Para além dos indicadores financeiros, as estimativas sobre a base de utilizadores mostram um aumento acentuado na adoção de jogos no metaverso; se em 2024, o número de novos jogadores ultrapassou os 58 milhões, elevando o número total de utilizadores para cerca de 300 milhões, em 2025 prevê-se a adesão de 78 milhões de novos participantes, o que elevaria o número global para 378 milhões, 87% mais do que em 2022, quando era de cerca de 200 milhões.

Se esta progressão se mantiver, o número total de jogadores poderá aproximar-se dos 940 milhões em 2030, reforçando as perspetivas de desenvolvimento contínuo desta forma de entretenimento digital.

Com estas projeções, os jogos metaverso consolidam a sua posição como um dos segmentos de mais rápido crescimento na indústria tecnológica. A combinação de inovação, interatividade e adoção de novas ferramentas de realidade virtual e aumentada contribui para o posicionar como um espaço de referência para os jogadores e criadores de conteúdos na indústria dos jogos.