O Instagram implementou, nesta terça-feira (11), novas restrições automáticas para usuários entre 13 e 17 anos no Brasil. A iniciativa faz parte do “modo adolescente”, lançado pela Meta para reforçar a segurança dos jovens na plataforma. Entre as mudanças, está a configuração padrão de perfis privados e o bloqueio de mensagens diretas de desconhecidos, tornando necessária a aprovação manual para novas interações.
Outra novidade é o reforço no filtro “Palavras Ocultas”, que reduzirá a exibição de conteúdos sensíveis, como temáticas violentas e cirurgias estéticas. Os adolescentes também poderão personalizar melhor seus feeds, selecionando interesses específicos. Para promover um uso mais consciente, o Instagram passará a enviar alertas após 60 minutos diários de uso, incentivando pausas.
Os pais e responsáveis também ganham mais controle com ferramentas para limitar o tempo de uso e monitorar interações dos jovens. Além disso, a Meta anunciou um novo sistema de verificação de idade, impedindo que menores de 18 anos burlem as restrições impostas. As mudanças também serão implementadas na Índia, reforçando o compromisso da plataforma com a segurança digital juvenil.