A Hyundai está dando um passo decisivo na corrida por inovação em mobilidade elétrica ao iniciar o desenvolvimento interno de suas próprias células de bateria. O movimento, revelado por fontes sul-coreanas, surge após a chinesa BYD apresentar uma plataforma de recarga ultrarrápida capaz de abastecer veículos em apenas cinco minutos. A resposta da Hyundai foi a criação da chamada “Força-Tarefa B”, composta por engenheiros de elite, com o objetivo de acelerar sua independência tecnológica.
Até então, a atuação da Hyundai em baterias era focada na integração de soluções fornecidas por empresas como LG Energy Solution e SK On aos modelos Hyundai, Kia e Genesis. Com a nova iniciativa, a montadora busca desenvolver sua própria tecnologia, como já fazem concorrentes como Tesla, Toyota e a própria BYD. O objetivo é garantir maior controle sobre a cadeia de produção e impulsionar a inovação interna em um setor cada vez mais competitivo.
Além de reduzir custos e dependência externa, a produção própria de baterias permite integração mais eficaz entre hardware e software, o que pode aumentar o desempenho dos veículos. No entanto, essa estratégia exige investimentos robustos e profundo conhecimento técnico. O lançamento da Super e-Platform da BYD, com suporte para 1.000 volts e recargas completas em cinco minutos, foi o marco que acelerou a decisão da Hyundai de avançar nessa frente tecnológica.