Desde o seu lançamento, em meados de janeiro, o DeepSeek entrou de rompante no sector da IA generativa, desafiando os líderes de mercado com um rápido crescimento de downloads. No entanto, de acordo com os dados do Altdex.com, o ChatGPT continua a ser a aplicação mais descarregada, com 40,5 milhões de descargas em janeiro, ultrapassando em 50% o valor combinado do DeepSeek e do Google Gemini.
O mercado da IA generativa tornou-se altamente competitivo, com as empresas a procurarem diferenciar-se através de melhorias de desempenho, reduções de custos e novas funcionalidades. Apesar de ser o mais novo participante no sector, o DeepSeek causou um forte impacto, forçando a OpenAI e a Google a acelerar as suas actualizações para manter o ChatGPT e o Gemini relevantes, respetivamente.
No entanto, os dados mostram que o ChatGPT continua bem à frente dos seus concorrentes, registando 40,5 milhões de downloads em janeiro. Isto não é apenas 50% mais do que o DeepSeek e o Gemini juntos, mas também representa um aumento de 121% em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram registados 18,3 milhões de downloads.
Apesar da sua recente aparição, o DeepSeek alcançou 17,6 milhões de descarregamentos, o que representa 56% menos do que o ChatGPT. O Google Gemini ficou em terceiro lugar, com 9,6 milhões de downloads, cerca de metade do número do DeepSeek e quatro vezes menos do que o ChatGPT. Em quarto lugar, o Duobao da ByteDance atingiu 8,9 milhões de descargas.
As restantes aplicações de IA generativa registaram números mais baixos. A PixVerse atingiu 6,2 milhões de downloads, enquanto a Talkie e a AI Chatbot Nova atingiram cerca de 4 milhões cada. No fundo da lista estão o Microsoft Copilot e o Character AI, com 2,8 milhões de downloads cada.
O ChatGPT atingiu 282 milhões de downloads em 2024, ultrapassando o Spotify.
Apesar das dúvidas iniciais sobre se o interesse no ChatGPT seria sustentado a longo prazo, os números anuais de transferências confirmam a sua consolidação no mercado.
Durante o primeiro semestre de 2024, a aplicação teve uma média de 18 milhões de descargas por mês, mas no segundo semestre registou um crescimento acelerado, atingindo 32 milhões em setembro e mais de 40 milhões no início de 2025.
Graças a esta tendência de crescimento, o ChatGPT fechou o ano com 282 milhões de descargas, à frente do Spotify, que teve menos 40 milhões, e do Shein, que teve menos 60 milhões. Isso classificou o aplicativo da OpenAI como a 13ª aplicação mais descarregada de 2024.