Baterias de estado sólido da Changan oferecerão até 1.500 km de autonomia 

A Changan Automobile pretende iniciar os testes de suas baterias de estado sólido até o final de 2025, com a produção em larga escala prevista para 2027. A nova tecnologia pode oferecer até 1.500 km de autonomia por carga e terá um sistema de diagnóstico remoto que reduz em 70% os riscos em relação às baterias líquidas convencionais. Com essa inovação, a Changan busca aumentar a eficiência e segurança dos veículos elétricos, contribuindo para a evolução da mobilidade sustentável.
14 de março, 2025
Foto: imagem gerada por IA.

A Changan Automobile anunciou que começará os testes de seus primeiros veículos elétricos equipados com baterias de estado sólido até o início de 2025. A tecnologia promete transformar o mercado automotivo, permitindo que os carros elétricos atinjam mais de 1.500 km de autonomia com uma única carga. Segundo a fabricante chinesa, a produção em larga escala está prevista para começar já em 2027, tornando a nova tecnologia acessível para o público. 

As baterias de estado sólido desenvolvidas pela Changan foram batizadas de Jinzhongzhu e apresentam uma densidade energética avançada de 400 Wh/kg, um avanço significativo em relação às baterias de íons de lítio convencionais. Além disso, a montadora afirma que a tecnologia proporcionará maior eficiência, maior durabilidade e um tempo de recarga reduzido, fatores essenciais para ampliar a adoção dos veículos elétricos. O diferencial mais relevante, porém, é a autonomia estendida de até 1.500 km com uma única carga, eliminando uma das maiores preocupações dos consumidores: a limitação de alcance dos veículos elétricos. 

Além da inovação nas células de energia, a Changan aposta na tecnologia de diagnóstico remoto para aprimorar a segurança das baterias Jinzhongzhu. Segundo a fabricante, o novo sistema reduz em 70% os riscos associados às baterias de estado líquido, garantindo maior segurança aos motoristas e passageiros. A produção em massa das baterias de estado sólido deve ser iniciada em 2027, trazendo um novo patamar de eficiência para o mercado de veículos elétricos e impulsionando a transição para alternativas mais sustentáveis de mobilidade.